Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 14 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 14ª semana de gravidez

Você está, oficialmente, em seus dias de glória: o segundo trimestre. Os níveis de energia estão se estabilizando, a quantidade de náuseas reduziu consideravelmente, e você pode mostrar aquela barriguinha linda. Caso você ainda não tenha dado a notícia aos amigos e familiares, esse é um grande momento! Isso se as pessoas já não adivinharam!

Seu corpo

Você atingiu a luz do fundo do túnel. Ao menos,  a do primeiro, pois haverá mais. Possivelmente, você não se sentia tão bem há semanas. Se você não estiver bem ainda, não se preocupe; sentir-se-á melhor em breve! Curta a suspensão temporária do mal-estar. Se você não tiver se aproveitado do estado de grávida, recupere o tempo perdido durante esta semana: .durma bastante esta semana, faça seu maridão suprir todas as suas necessidades de grávida, deixe sua mãe tratá-la como um bebê, receba os amigos em sua casa ou pegue um dia de folga do trabalho. Com certeza consegue pensar em mais coisas, pois é criativa.

Você nunca pensou que teria vontade de fazer "aquilo" novamente, certo? Como os seus níveis de energia estão aumentando, o interesse pelo sexo pode aumentar também. Se as tuas costas começaram a doer, agradeça a outro hormônio, a relaxina. Ela faz jus ao nome,  relaxa os músculos e amolece as articulações do seu corpo para ajudar a expandir a sua pélvis e as articulações no quadril, dando-lhes a flexibilidade necessária para o parto. Além disso, esse hormônio tem ação importante no útero para que se distenda, à medida em que o bebê cresce. A relaxina tem o seu pico de produção na 14ª semana e permanece em seu sistema depois de o bebê nascer, caindo rápidamente os seus níveis.

Se, nesta semana, você estiver sentindo um pouco de contrações ou sensações de que seu corpo está se esticando, não entre em pânico. São seus ligamentos e órgãos em movimento para acomodar o seu neném, que não pára de crescer. Não se preocupe, todos os seus órgãos voltarão para o seu devido lugar logo após o nascimento. O coração da mãe bate mais forte e rápido para bombear um maior volume de sangue.

Seu bebê

Pense nisso deste modo: Você já passou por um terço do caminho! Agora é que as "grandes coisas" acontecem, como o desenvolvimento do esqueleto e dos demais órgãos, o seu bebê inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmulo de gordura entre outros trabalhos.

Destaques desta semana incluem:

  • O seu bebê agora tem impressões digitais! Escreva isso no seu diário ou blog! Acredite ou não, ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme movias as mãos a pele nas pontas dos dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos! Interessante, não é? Os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo;
  • Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar de mecônio nesta semana, o que significa que você não pode esquecer de comprar uma garrafa de azeite de oliva, uma das poucas coisas que pode tirar essa coisa pegajosa, e cá entre nós nojenta, do bumbum do seu bebê;
  • O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvi-lo, um exame de ultra-som poderá confirmar a presença dos batimentos cardíacos do neném;
  • Seu bebê continua ganhando novos talentos impressionantes, como a pratica e o controle de movimentos musculares voluntários, isto irá ajudá-lo a sujar a sua cozinha enquanto você estiver tentando alimentá-lo, mais só mais tarde;
  • Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. Se você vai ter uma Gisele Büdchen pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, terá apenas 1 milhão e quando completar 17 anos,  estará carregando cerca de 200.000 óvulos (quem foi que contou tudo isso?);
  • O seu bebê está se alimentando através da placenta. Por isso, é importante que você saiba que tudo o que come pode penetrar na parede da placenta e influenciar na saúde dele. Vale ressaltar que, além dos alimentos que você ingere, produtos que entram em contato com a sua pele também podem impactar na saúde do bebê. Portanto, esteja certa de fazer as escolhas corretas e seguras.

Sua vida

Só de pensar em seguro de vida pode lhe deixar triste, porém, em breve, terá mais alguém para proteger e precisa ter certeza de que, se o pior acontecer, seu filho terá bons cuidados. Se possuir condições financeiras, é hora de fazer um levantamento das seguradoras e de preços. Também considere que tipo de cobertura é mais adequada para à família.

Apesar de no Brasil não termos por cultura a criação de testamento e de ser um tópico desagradável de se abordar, principalmente, quando o tópico principal é gravidez, é importante criar um. Ainda que confiemos no Senhor Deus, nunca sabemos quais são Seus planos. Um testamento não funciona somente em ordem patrimonial, mas também podem ter disposições de outra natureza, como a nomeação de um tutor, ou guardião legal, para seu filho, caso algo venha a acontecer com os pais. Essa é uma decisão dura, e você precisará de algum tempo para fazer a escolha certa.

Mudando de assunto... Agora que você está se sentindo muito melhor, é hora de sair de casa e fazer alguma atividade. Desfrute de sua energia e tamanho. Faça caminhadas; pratique esportes leves, vá nadar, velejar, fazer piqueniques com os amigos; viaje com seu amoreco; vá à praia, mas cuide-se com a exposição solar; comtemple as estrelas. Seja lá o que for, simplesmente saia e movimente-se.

O que você está pensando...

"Meu marido que se prepare; a noite promete!"

Faz bem comer...

Caso você transpire muito devido ao calor, beba bastante líquido. Água é bom e também outros líquidos, como suco de laranja, leite e bebidas isotônicas, são importantes porque repõem os eletrólitos que são perdidos no suor. Tenha cuidado com a reposição somente de água; a hidratação excessiva por água pode diluir os eletrólitos ainda mais e causar fadiga muscular, cãibras e, em casos raros, perda de consciência. Se tiver sede, é sinal de que você já está desidratada; então, tenha certeza de que está ingerindo líquido suficiente ao longo do dia.

É bom saber...

Para que Serve a Placenta e o Cordão Umbilical?

A placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intrauterino depende muito do bom funcionamento da placenta.

O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo materno. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

Exposição ao sol na gestação

Na gravidez, aumenta a chance de manchas aparecerem porque as células responsáveis pela pigmentação da pele são mais estimuladas. Caso surjam, as manchas podem se acentuar com a exposição ao sol. Por isso, o ideal é ficar longe dele e usar filtros solares com fator de proteção 25, no mínimo. Quem trabalha na rua ou se expõe à luz fluorescente deve aumentar a proteção para 30. Quem já tem manchas deve usar filtro com fator de proteção solar ainda maior.

Cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. Após o parto, as manchas tendem a regredir em seis meses. Se não desaparecerem, então é hora de consultar um dermatologista para receber a indicação adequada de tratamento.

Futuro papai

Como vai, papai? Muito estressado e preocupado com as finanças, fazendo horas extras e aborrecendo-se com as despesas? Respire fundo e tente avaliar sua real situação. Veja se suas preocupações estão fora da proporção das necessidades da família.

Muitas vezes, os homens esperam lidar com as finanças familiares, que se tornam o foco principal de atuação do pai; na verdade, estão escondendo as reais preocupações - o medo de ser pai e a gravidez. Pense a respeito de suas reais preocupações.


Grávida por 14 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha