Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


Grávida por 13 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 13ª semana de gravidez

Bem-vinda à última semana do seu primeiro trimestre! Você já deve estar sentindo sua energia (e libido!) de volta. Pode até mesmo conseguir manter os alimentos no estômago. Imagine só! Tire proveito do novo estado estável e saia para jantar, pegar um cinema, enfim divirta-se um pouco com o maridão. Se tiver que viajar, ou quiser tirar umas férias, faça isso agora! Confie, em alguns meses você estará um pouquinho  grande para caber em uma poltrona de avião, mesmo que você possa por primeira classe!

Seu corpo

Diga oi para as garotas! Nesse momento seus seios, provavelmente, estão lindos. Você pode agradecer os hormônios pela turbinada. Sim, os mesmos hormônios responsáveis por você ficar abraçada ao "trono" durante as últimas 12 semanas. Veja que eles não são tão maus! Estrogêneo e progesterona estão estimulando as glândulas produtoras de leite em seus seios, portanto, eles vão continuar a crescer.

Sua barriga talvez esteja crescendo também. Se você está se sentindo "enorme", apenas espere, pois você não viu nada ainda! Cada mulher reage de forma diferente e começa a exibir a barriga em épocas diversas. Por isso, não se preocupe se você não estiver pareceendo grávida. Ou se você já parece estar no último mês de gestação.

O útero pode ser sentido em torno de 10 centímetos abaixo do umbigo. À medida que seu útero estica, você pode sentir o abdômen dolorido. Os ligamentos que sustentam o seu útero esticam para acomodar o crescimento do órgão. Essa é a chamada dor do ligamento redondo. Muitas vezes, é interpretada como uma fisgada perto da região da virilha.

A maioria dos sintomas ruins do início da gestação começa a desaparecer, e você também deve ter ganho mais alguns quilinhos. Se você teve muitos problemas com enjoos até então, o seu aumento de peso não deve ter sido exagerado, e, assim que o problema melhorar, você começará a se alimentar melhor e ganhará peso juntamente do feto. Caso esteja sentindo falta de suas curvas, roupas largas podem ser mais confortáveis e convenientes, a partir dessa etapa.

Você pode ter um pequeno vazamento "lá embaixo" - não deve ser nada para se preocupar . À medida que a gravidez continuar, conte com mais Leucorreia (esse é o termo técnico para isso).

O corrimento vaginal (ou leucorreia) é também chamado de vaginite ou vulvovaginite. São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vagina ou na vulva e vontade de urinar frequentemente. É um dos problemas ginecológicos mais comuns, e uma das causas mais constantes de consulta ao ginecologista.

Você sabe para que serve o útero e o líquido amniótico?

O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele contrai-se na hora do parto, expulsando o bebê do corpo da mamãe.

O líquido amniótico tem a função de não deixar a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra finalidade é  isolar o neném do frio e do calor e amortecer os possíveis socos e empurrões que a mamãe levar na barriga.

Seu bebê

O seu neném pode fechar a mão e até mesmo chupar o polegar nessa semana. Ambas habilidades que são tão bonitinhas enquanto bebê e não tanto aos 9 anos! Se você estiver com sorte poderá vê-lo chupando dedo na próxima ultrassonografia, uma pose e tanto para a fotografia que fazem do bebê ainda no ventre materno.

Outros excitantes desenvolvimentos incluem:

  • Umas das mudanças marcantes agora é que a cabeça do feto diminui a velocidade de crescimento em comparação com o corpo. As medidas estão ficando cada vez mais proporcionais;
  • As pálpebras bebê já devem estar fundidas para proteger os olhos à medida que desenvolvem. Seu crânio e ossos estão se solidificando, portanto, logo logo as costelas começarão a aparecer. Os intestinos estão finalmente no lugar onde devem estar - dentro da barriga dele e não no lado de fora, junto ao cordão umbilical. Os alvéolos do bebê estão todos carregados e e os dentes estão quase prontos para nascerem, porém isso só deve acontecer uns seis ou sete meses após o nascimento (causando, à criança, uma grande quantidade de dor e, a você, muita perda de sono).
  • Que está cantando? Roberto Carlos? rs... Poderia ser o seu bebê. As cordas vocais e a laringe dele estão concluídas. Porém, ele (ou ela) não será capaz de emitir qualquer som ainda, isso porque as ondas sonoras viajam através do ar e o neném está imerso em líquido amniótico;
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 65 e 78mm. E o seu peso vai estar em torno de 13 e 20 gramas;
  • Outra novidade super interessante é que os olhos e as orelhas do seu bebê estão começando a se posicionar corretamente, deixando o seu bebê cada vez mais bonito;

  • A essa altura você deve estar bastante ansiosa para saber o sexo do seu bebê não é mesmo? Pois, então temos boas notícias. Através de uma ultra-sonografia já pode ser possível identificar o sexo do seu neném. No entanto, ainda há uma boa chance do exame não identificar. Se você quiser ter certeza absoluta de que o exame irá detectar se está vindo um Gianecchinni ou uma Gisele Büdchen, é melhor esperar até a 16ª semana para fazer o ultrassom.

 

*Na odontologia, um alvéolo dentário é a cavidade do osso da maxila e mandíbula onde se alojam os dentes, o alvéolo existe em função dos dentes na perda destes o alvéolo deixa de existir, sua função principal é dar suporte aos dentes para que possamos mastigar os alimentos.

Sua vida

Mesmo as suas calças jeans mais largas podem não servir, e você já deve utilizar as roupas oficiais de grávida. Veja algumas dicas de vestimenta, caso queira economizar: Compre apenas algumas peças por vez, pois é difícil prever o quão rápido sua barriga vai crescer; Faça compras em um intervalo de três ou quatro semanas. Existem lojas específicas para gestantes de todas as idades;Não seja tímida quanto a pegar roupas emprestadas de uma parenta, amiga ou até mesmo de seu marido! :<)

A sorte é que a moda favorece a mulher grávida, pois está em voga o uso de batas bem soltas, calça jeans, o famoso “pretinho básico” e calças legging. Essas são peças fundamentais no guarda-roupa de qualquer grávida.

A única medida que certamente não muda é a circunferência abaixo do seio. Jaquetas e blazer são ótimos recursos. A melhor opção é aqueles um pouco mais longos, cobrindo os quadris, pois, assim, alongam o corpo e disfarçam um pouco o crescimento da barriga. Esse truque é ainda mais importante àquelas que engordam um pouco mais, ou para aquelas que querem disfarçar a gravidez.

Calças de amarrar na frente e pernas largas são muito convenientes às que engordam bastante nas pernas. Ficam bem nas mais altas, ou nas não muito altas, mas bem magras. Cores escuras, que emagrecem são as mais indicadas. As cores da moda da estação podem e devem fazer parte do guarda roupa da gestante.

O que você está pensando...

"Ok, meu jeans favorito não serve mais, e mesmo aquelas roupas um pouco mais soltas estão ficando apertadas. Vou às compras e só voltarei quando conseguir algo que me faça sentir fabulosa!"

Faz bem comer...

O leite de vaca possui, em sua composição, elementos relacionados ao estímulo do crescimento fetal, segundo esclarecem investigadores que publicaram uma pesquisa na revista American Journal of Clinical Nutrition. O objetivo do estudo foi avaliar se a ingestão de leite , durante a gravidez, estaria associada ao tamanho do bebê no nascimento. Foram incluídas na análise 50.117 gestantes, durante um tempo de seis anos de levantamento de dados. Os resultados apresentados demonstraram que a média diária de leite, consumida pelas participantes foi de 3,1 copos. A ingestão constante da bebida, relacionou-se diretamente à incidência de fetos grandes para a idade gestacional, bem como com elevação do peso do bebê ao nascer. As gestantes que ingeriam seis ou mais copos, diariamente, tiveram bebês com peso 1,59 vezes superior em comparação aos bebês de mães que não consumiram a bebida.

O consumo de leite de vaca durante a gravidez está, portanto, associado a um aumento do tamanho e do peso do bebê.

(Fonte: American Journal of Clinical Nutrition 2007; 86 (4): 1104 – 1110)

É bom saber...

Nesta fase, observa-se, em algumas mulheres o surgimento do colostro, um líquido grosso e amarelado que antecede ao leite. Sua pele começa a esticar, e é neste momento que você deve se preocupar com as estrias. Hidrate-a bastante; o ideal seria você fazer isso antes mesmo que as estrias apareçam. E, se sentir umas coceiras em lugares específicos do corpo - como quadris, ao redor do umbigo, na barriga e nas laterais das coxas, não se entregue à tentação. As rachaduras na pele, em maior ou menor grau, ainda não têm cura; por isso, cuide-se ao máximo.

Previna-se também contra as famosas varizes;  use meias elásticas, evite saltos altos e calças apertadas. Se você trabalha, procure colocar as pernas sobre outra cadeira por algumas horas do dia. Mas nunca confunda o inchaço natural das veias com varizes; esta é o aumento do volume sanguíneo. O melhor a fazer é praticar exercícios; pois além de facilitar o momento do parto,  eles ajudam a ter de volta o corpo que você tinha antes da gestação. Você pode praticar exercícios leves, como natação, hidroginástica ou caminhada. Contudo,  lembre-se sempre de consultar seu médico antes.

Futuro papai

Os próximos meses serão mais fáceis de se levar. A mulher sente-se bem, pois os hormônios já se acomodaram em termos de produção. Prepare-se para comemorar o fim do primeiro trimestre e faça uma comemoração especial!

Grávida por 13 semanas
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha