Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Gravidez Semana a Semana


« Semana anterior
Grávida por uma semana
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Imagem 3D

Sua Gravidez: 1ª semana de gravidez

A menstruação desta semana pode ser a última por um bom tempo. Aproveite! Talvez você não vá aproveitar, mas, pelo menos, aprecie o fato de que se não fosse por esse óvulo e esse ciclo de derramamento de sangue que se vive mês após mês, você não seria capaz de criar um bebê a ser concebido! Sim, ao menos uma vez, você pode considerar tal ciclo um amigo. Quer saber o que mais está acontecendo esta semana com seu corpo e com o bebê que está vindo por aí? Continue lendo...

Seu corpo

Pelas duas primeiras semanas de sua gravidez, você não vai estar realmente grávida. Sim, você leu direito. Quando o seu médico, ou parteira, calcular a data de nascimento irá contar 40 semanas a partir do primeiro dia do seu último período, e não a partir do dia em que o bebê foi realmente feito (normalmente em torno do dia 14 do ciclo).

Enquanto você estiver no seu período menstrual, o endométrio (forro do útero) engrossa-se e prepara-se para acolher um óvulo fecundado, e este (aquele óvulo!) está se preparando para ser lançado nas tubas uterinas (Trompas de Falópio), esperando se encontrar com um esperma bom nadador e sortudo.

Existem ações que são feitas antes mesmo de a gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças. Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fechamento do tubo neural do bebê e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão e peixe, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da futura grávida. Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê.

A ultrassonografia de 2º trimestre é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fechamento do tubo neural. Às vezes, a ingestão de ácido fólico só com a alimentação não é suficiente. Seu médico saberá lhe indicar a dose certa, que funciona melhor se você tomar antes de conceber e nos primeiros dias da gestação, embora continue até o Junior faz sua estréia em nove meses, e para além dela, se estiver amamentando.

Seu bebê

Embora, tecnicamente, esta seja considerada a primeira semana da sua gravidez, o bebê ainda é apenas um vislumbre em seus olhos (e um ovo em seu ovário). O primeiro dia do seu período é considerado o Dia 1 de 280 dias de sua gravidez, embora concepção só irá ocorrer em 14 dias ou mais (nós sabemos, é bem confuso).

Sua vida

Você está planejando engravidar? Então, agora é um bom momento para colocar um fim a todos aqueles maus hábitos como o tabagismo, consumo de drogas e álcool. Se você tem qualquer vício, aproveite para se livar deles para sempre. Se não consegue sozinha, peça ajuda.

Se você já está grávida tenha muito cuidado com a auto-medicação. Aliás, esse é um péssimo hábito em qualquer época! Medicação só com prescrição médica!

O que você está pensando...

"Adeus cólicas menstruais, adeus TPM!"

Faz bem comer...

Aproveite para consumir frutas, verduras, peixes e outros alimentos ricos em ácido fólico e vitamina B.

É bom saber...

Aumente suas chances de ficar grávida, controle seu ciclo menstrual

Futuro papai

Descanse pois você terá um trabalho importante pela frente. Estamos imaginando que o casal já venceu todas as crises de ter ou não ter filhos. Aquelas de profissão, dinheiro, inveja dos amigos que já são pais, pressões social e familiar. Os dois já encontraram todas as respostas para as diversas síndromes de indecisão? Então vamos agir!


« Semana anterior
Grávida por uma semana
(contando do primeiro dia do último periodo menstrual)

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha