Vida de Mulher

Linda, Saudável e Poderosa

 

Calendário da Mulher

Informações do seu ciclo
Último Ciclo
Tamanho do ciclo dias
Menstruação dias
Gerar Calendário

Legenda:

Dias da menstruação
Livres para relação sexual
Dias de maior fertilidade
Dias da ovulação e fertilidade
> probabilidade de ter menino
> probabilidade de ter menina

A calculadora do período fértil, também conhecida com tabelinha é baseada no Método Rítmico, gera seis gráficos. Se você está querendo engravidar essa é a ferramenta ideal.

Leia também as primeiras 3 semanas da Gravidez Semana a Semana que tem informações muito úteis para quem quer engravidar.

Método Rítmico, mais conhecido como tabelinha ou Método de Ogino-Knaus, é um processo contraceptivo que consiste em estimar a data da ovulação.

Como prever a ovulação?

Para prever o dia da ovulação, observa-se a duração dos 8 últimos ciclos menstruais e anota-se o número de dias do maior e do menor ciclo. Do número de dias do menor ciclo, diminuem-se 14 dias. Do número de dias do maior ciclo, diminuem-se 11 dias. O espaço de dias compreendido entre esses dois números é o período fértil.

Gravidez Semana a SemanaDevemos salientar que a ovulação ocorre geralmente 14 dias antes da menstruação e não no 14° dia do ciclo como a maioria pensa e divulga, sendo assim, em mulheres com ciclos com mais de 28 dias a ovulação pode ocorrer após a metade do ciclo e em mulheres com ciclo menor que 28 dias a ovulação ocorreria antes da metade do ciclo, o que alteraria a janela do período fértil, alterando todo o planejamento do casal.

Importante

Se você usa a tabelinha como método contraceptivo, lembre-se que ela tem um alto índice de falhas, aproximadamente 10% por ano, porque a data da ovulação pode variar em virtude de diversos fatores. Em mulheres que têm um ciclo menstrual irregular (em que os intervalos entre a menstruação variam bastante) é especialmente arriscado usar o método da 'tabelinha'.
Além do risco de gravidez, existe também o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Portanto recomendamos o uso desta tabela somente para pessoas casadas que planejam ter filhos.

Assine o informativo

Informativo bi-semanal dos novos artigos do site
captcha